Skip directly to content
This is the archive site of Global Sustainability Jam 2011-2018. From 2019 on please visit http://globaljams.org.

#inlakesh

Reeducar o indivíduo para o Desenvolvimento Durável.

Trata-se de uma rede social fractal voltada para a sustentabilidade.
Esta rede é composta por diversas ferramentas visando alcançar o maior número de pessoas possíveis, interessadas, comprometidas e atuantes nas questões de sustentabilidade.
Temos recebido uma educação reducionista sobre o que é sustentabilidade, voltada para o coletivo em oposição ao indivíduo. Preferimos utilizar a palavra "durável" em substituição ao termo "sustentável", pois trata-se de uma visão mais ampla e que não necessita de um ciclo (3 R's) para justificar-se e tem um sentido palpável, concreto, dentro de uma escala temporal.
A base da presente proposta será um portal de sustentabilidade na internet, associado a uma rede social fractal onde, após cadastro e criação de seu perfil, o indivíduo terá acesso a:
- fóruns com temáticas específicas
- materiais de cursos na modalidade EAD
- banco de projetos sustentáveis de impacto social
- ampliar seu network
- encontrar pessoas próximas com os mesmos interesses
- divulgar e propor eventos
- oficinas presenciais voltadas para a população carente e sem aceso à internet ou a esse tipo de conhecimento
-
Após o cadastramento no portal, o usuário poderá baixar o APP do #Inlakesh através do qual poderá enviar e receber mensagens, interagir com os projetos em andamento e apoiar aqueles ainda em desenvolvimento.

O nome escolhido foi oriundo de um conhecimento ancestral dos povos Maia. In'lakesh significa "eu sou o outro você" e nos remete a uma imagem que traz a forma das galáxias para um cumprimento de mãos, conforme pode ser verificado no símbolo escolhido para o projeto.

O conceito de rede fractal social, vem para ampliar os modos de interação das variadas redes sociais existentes, sendo uma rede social voltada para temática sustentabilidade e principalmente durabilidade. Fractal é uma forma da natureza onde sua menor parte contém a essência do todo. Esse é o sentido da rede proposta, onde na menor parte de um debate ou projeto da rede, teremos os princípios de uma reeducação voltada a durabilidade. A escolha de se trabalhar com o conceito de desenvolvimento durável vem da necessidade de diminuição do impacto ambiental, dando ideia de algo concreto e temporal, ao contrário do termo sustentável que leva a um conceito abstrato e atemporal.

A ideia de utilizar a hashtag no nome do projeto serve para facilitar a permeabilidade e espalhamento da rede através das redes sociais. Londrina será a sede do projeto utilizando o nome #InlakeshLondrina para redes sociais. Por se tratar de um projeto open source, abre-se a possibilidade de, em outras regiões, pessoas interessadas no assunto e que desejam leva-lo para a sua região o façam seguindo os parâmetros do projeto base. Assim, temos a possibilidade de criar outra forma de compartilhamento mais abrangente e mais facilmente identificáveis com relação à sua origem.

Submission files

Team members

Creative Commons Licence